Panteras Negras
Direção: Mario Van Peebles
1995, 124'
O drama político de 1995 conta a história de resistência dos negros com a fundação e o desenvolvimento do Partido dos Panteras Negras para se autodefender da violência policial racista e para lutar por uma revolução socialista. O filme também revela a origem da política estadunidense de Guerra às Drogas como uma estratégia para a criminalização e repressão deste movimento. O filme é uma adaptação cinematográfica de 1995 do romance Panther de Melvin Van Peebles. A obra retrata o Partido dos Panteras Negras de Autodefesa, traçando a organização desde a sua fundação até o seu declínio em um período de tempo comprimido. Foi o primeiro longa-metragem narrativo a retratar o Partido dos Panteras Negras. [expandir para ver mais]
Neste relato semi-ficcional das origens dos Panteras Negras, Judge, um veterano do Vietnã retorna à sua cidade natal, Oakland, para encontrá-la assolada pela violência e pela discriminação policial contra os afro-americanos. O amigo de Judge, Cy, conta a ele sobre um grupo de vigilantes que está se organizando contra a polícia e o apresenta aos seus líderes, Bobby e Huey. Judge se junta ao movimento, mas logo é pressionado pela polícia para denunciar Huey. Huey Newton e Bobby Seale são amigos, que, em 1967, formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. Logo, o governo se sente ameaçado e planeja se livrar desta "ameaça": o FBI e a máfia local promovem verdadeiro derramamento de drogas nos guetos para desarticular e criminalizar o movimento, lançando as bases do que conhecemos hoje como Guerra às Drogas.
Artigos:
(que revelam as estratégias de repressão ao Partido dos Panteras Negras que lançaram as bases da atual Guerra às Drogas)
Conselheiro de Nixon admitiu mentira da "Guerra às drogas"
Guerra às drogas, guerra aos negros
Prêmios:
Prêmio Ecumênico do Júri e Menção Honrosa no Leopardo de Prata no Festival Internacional de Locarno
FILME:

